A RIALMA INVESTE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Pensando sempre no desenvolvimento sustentável do país, a RIALMA tem um compromisso permanente com a preservação do meio ambiente. Todas as empresas do Grupo executam programas e práticas que evidenciam a sua responsabilidade para com o meio ambiente.

Aliado a isto, todos os investimentos em geração de energia da RIALMA  são em fontes limpas e renováveis (PCHs e Eólicas), isto é fontes que se regeneram naturalmente.

As principais fontes de energia existentes atualmente são os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural). Mas além de serem considerados não-renováveis (energia suja), são os principais responsáveis pelo efeito estufa e sua energia chega a ser vendida 10 vezes mais cara que a energia das fontes limpas.

Em alternativa ao rápido crescimento do consumo energético no país, a energia limpa e renovável é um agente propulsor do desenvolvimento sustentável. Com baixo impacto ambiental, as energias renováveis são geralmente consumidas no local onde são geradas. Desta forma, é possível diminuir a dependência dos fornecimentos externos com criação de empregos em zonas mais deficitárias. A Pequena Central Hidrelétrica Santo Antônio do Caiapó, de 30 megawatts, em Ivolândia em Goiás, é um exemplo disso. Ao longo de sua construção, criou mais de dois mil postos de trabalho e impulsionou a economia do Município devido a arrecadação de ICMS.

 

Apesar de todos os benefícios da geração de energia limpa, a gestão de sustentabilidade da RIALMA se baseia em uma sólida política de responsabilidade ambiental, que ocorre desde os estudos preliminares de viabilidade do empreendimento, passando pelo atendimento das normas legais de licenciamento ambiental e se estendendo durante todo o período de concessão do mesmo na implementação dos programas ambientais.